segunda-feira, dezembro 25, 2006

Já?

Qual sugestão você me dá para o dia 31 de dezembro? Não. Não quero saber se você acha melhor eu passar o reveillon vestida de amarelo ou vermelho. Se bem que a combinação entre os dois seria interessante. Ando precisando de grana e de paixão. Mais de grana do que paixão. Ou os dois na mesma proporção. Não sei. Aliás, não é essa sugestão que eu quero. Preciso decidir qual a melhor forma de exorcizar o meu fracasso. Sim! O ano está acabando e o balanço final dos 361 dias que já passaram é bastante negativo. Vou terminar 2006 em déficit comigo.
Não é exagero. Veja só: a poucos dias de terminar o ano, era para eu estar com o corpo da Naomi Campbell. Tudo bem, não tenho pernas longas como as dela. Mas ela também não tem barriga, celulites e estrias como eu. No dia 1º de janeiro jurei entrar numa academia, suspender definitivamente chocolate e carne vermelha da minha vida e jamais, em hipótese alguma tomar cerveja e refrigerante. Só essa semana fui em dois churrascos, bebi – sendo bastante otimista – uns 4 litros de cerveja e pelo menos a um terço disso de guaraná. Nas academias só entrei para perguntar o valor da mensalidade e achei caro, óbvio. Que péssimo...
Quesito relacionamento: nota ZERO!!!! Em 2006 o propósito era: caras solteirões, meninos com menos de 20 anos e rapazes (mesmo que fossem bonitos, inteligentes e heterossexuais) com namoradas ou comprometidos de qualquer outra forma, N-Ã-O!!! De certa forma consegui me manter firme nesse propósito. Não é mentira. De certa forma, eu disse. Claro que não consegui ficar completamente imune a esses tipos. Também, olha a situação: na balada, cantada de garotos com espinha no rosto e aparelho ortodôntico; nos bares com música agradável e boa bebida, lésbicas carentes a procura de companhia; na faculdade, os caras mais interessantes fazem artes e namoram entre si; no trabalho, ergh!!!! Mas pelo menos não me apaixonei por nenhum deles. Nota cinco, vai.
Não tive dinheiro para voltar – pela 5ª vez – ao terapeuta. Por isso meu conflito vocacional permanece intacto. Mas descobri uma coisa interessante. Acho que sou boa massagista (e não me pergunte como eu descobri isso...). Massoterapia pode ser o caminho. Gosto da parte organizacional de eventos também. No entanto, não estou disposta a carregar o estigma de ser RP. Sou boa ouvinte. Adoro quando meus amigos lembram que podem confiar em mim e revelar seus maiores dramas pessoais ou suas histórias mais bizarras. Psicóloga? Não ria. Sei que no momento eu preciso de um, mas futuramente, por que não? Enfim...só tenho certeza que gastronomia jamais. Hoje tentei pela enésima vez fazer arroz. Definitivamente fogão não é para mim.
Esperava trabalhar em 2006. Na verdade eu precisava, e muito, trabalhar em 2006. Consegui. Não é exatamente o que eu pretendia, mas hoje sou uma assalariada. Como 99,5% da população brasileira, mal paga, claro. E desorganizada também. Tudo o que planejei fazer com o que ganho não consegui. Carro? Viagem nas férias? Nada disso. Conta no vermelho, grana da família para completar a renda e algumas dívidas idiotas. Outras necessárias (toda mulher precisa, um dia pelo menos na vida, comprar “aquela” sandália mesmo que ela custe 150 reais!!! E isso não é futilidade...). Em suma, 2007 vai ser muuuuuuito “especial” para mim.
Então...O que acha? Dá para ser feliz assim??
Ah, não finja que está chorando. Também não precisa debochar.
Por isso sou totalmente contra fazer planos para o ano seguinte. Sou totalmente contra, mas faço. Minha listinha para 2007 já está pronta. Quando não se consegue cumprir o que planejou a sensação de fracasso é inevitável? Sim, é. Mas ano bom não é aquele em que se executam os itens do cronograma e sim aquele cheio de improvisos. Me diga: Você esperava viver todas as situações que viveu?
Certamente alguém partiu, você chorou, a grana não deu, engordou, terminou relacionamento, sofreu. Gargalhou, vibrou com o time, reencontrou amigos, conheceu pessoas incríveis, consolidou amizades, se apaixonou, teve uma transa casual...
Foi ruim. Foi bom.
Valeu a pena?? Claro!!! Tudo vale, olha sua alma!!!
Drummond fez muito bem ao reconhecer a genialidade de quem teve a idéia de cortar o ano em fatias. Viver é tarefa árdua e o término de cada ano é o momento de dar aquela pausa para ir ao banheiro, fazer um lanchinho e depois recomeçar.
A listinha? Não vou jogar fora. Aconselho que faça o mesmo. Planos são aquele empurrãozinho indispensável para não cairmos na acomodação de achar que não é preciso mais ter objetivos. Por mais banais que sejam é necessário que existam. Se eu não conseguir realizar todos? Sim, vou reclamar, vou fazer drama, mas logo vou lembrar, que apesar disso, dá para ser feliz, sim! Esse ano fracassei. Olha o tempo verbal...Passado, meu amor! Agora, o que importa é o que vem pela frente. Mais um ano, mais um recomeço, mais, mais, sempre mais.
Um brinde em todas as cores!!!
FELIZ ANO NOVO PARA TODO MUNDO!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

É engraçado como certos textos não precisam de assinaturas. Mais que palavras, aí temos um estilo. O estilo Fernanda de se abrir sem falar nada, se contar e deixar tudo sob mistério.
Que 2007 revele algo...

Anônimo disse...

É, o William tem razão hehe. Espero que 2007 seja bem melhor, mas a vida é assim mesmo. O negócio é levar no bom humor, do jeito que você faz mto bem (às vezes não hehe) mas na maioria das vezes sim. Beijos querida!

Anônimo disse...

Nossa Fer!! Como vc consegue expor todas as suas emoções de uma maneira tão impecávelmente escrita? É muito difícil fazer isso, quem me dera se eu tivesse 10% de sua genialidade. Espero que esse dom seu seja uma engrenagem pra um 2007 bem melhor!! Uma carta de amor usa provavelmente seria guardada pra sempre... :-)

Beijos!!!! E se 2006 foi ruim em alguns aspectos, pense que em 2007 muitos deles não acontecerão novamente... otimismo sempre!!!

Júlia Dantas disse...

Também concordo com o william... e eu ADORO esse seu estilo, todo feminino, feminista, meigo, suave e que vai levando a gente pra dentro dos seus sentimentos sem que a gente perceba!
muito fernanda isso!

Linda, 2006 talvez nao tenha sido tao surpreendentemente bom como foi 2005, 2004... em partes me sinto como vc, acho que pq nos duas começamos a trabalhar nesse ano e essa nova rotina muda muita coisa...
mas o importante é que essa "hora do lanche" realmente nos permita renovar esperanças, fazer listinhas MESMO, e começar com uma idéia mais madura do que queremos pra 2007, não é?
Tudo de melhor pra todos nos! E juntos! =)

Beijos, queridaaa!